Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

GESTÃO FINANCEIRA

Quando a gestão financeira está equilibrada, o condomínio vai estar melhor ainda.

Porque sem dívidas é possível realizar novas obras que proporcionam o bem-estar dos condôminos, não há surpresas desagradáveis em relação à valores de taxa condominial e o clima no condomínio fica muito mais harmonioso.

A administradora tem um papel fundamental na gestão financeira do condomínio. Afinal, ela é responsável pelos pagamentos e recebimentos, monitoramento da inadimplência dos condôminos e na elaboração de balancetes. É por isso que as administradoras são empresas especializadas na gestão de condomínios, com equipes técnicas para fornecer assessoria completa ao síndico e aos conselheiros. Justamente por isso, a administradora precisa ter um canal de comunicação aberto com o síndico e os demais envolvidos na gestão condominial para que tudo flua da melhor maneira possível.

Um condomínio tem um alto custo de manutenção mensal, ao mesmo tempo em que tem basicamente uma única fonte de receita, que é o pagamento da taxa condominial.

Por isso, é importante desenvolver boas práticas de gestão financeira para não ter prejuízos e ainda conseguir recursos para promover melhorias para todos os moradores.

Sendo assim, acompanhe algumas dicas sobre este tema:

Planejar

Tudo começa com um bom planejamento. Aqui devem ser somados os gastos fixos, variáveis, as manutenções periódicas e os investimentos desejados.

Executar e acompanhar

Com a percepção real do cenário, é possível saber quanto deve ser o valor fixado na taxa de condomínio, gastar a quantia equivalente à entrada de recursos e não fazer gastos extras.

Negociar

O síndico e os administradores do condomínio devem ser bons negociadores. Diante da necessidade de uma renovação de seguro, da entrada de um novo prestador de serviços ou até mesmo do pagamento de uma multa, deve-se negociar para obter o melhor valor, a menor taxa de juros e o prazo mais longo de pagamento.

Buscar alternativas

Na hora de fazer a gestão financeira é importante buscar alternativas para reduzir gastos e aumentar a receita. Portanto, muitos condomínios têm encontrado saídas para ter fontes extras de receitas.

Entre elas está o aluguel da área comum para a realização de eventos. Também é possível reduzir os gastos com luz e água promovendo campanhas de conscientização e substituindo fontes convencionais por energia solar.

A gestão financeira eficiente do condomínio garante mais tranquilidade ao síndico e conselheiros, além de favorecer os condôminos que podem ver reduzidas as suas taxas condominiais e ter à disposição mais serviços de qualidade, por isso conte sempre com a R&N Administradora de Condomínios.

Leave a comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?