Acessos ao prédio e sistemas de segurança
Veja o que precisa ser conferido:
- funcionamento das câmeras de vigilância;
- cercas elétricas;
- segurança dos elevadores;
- interfones e portaria eletrônica.
Prevenção de incêndio
A lei exige que toda edificação coletiva providencie o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que comprova a existência de equipamentos contra incêndio e condições seguras para fuga do local, em caso de emergências, além de acesso facilitado para os bombeiros.
Quanto à prevenção, é importante seguir rigorosamente as instruções dos fabricantes de equipamentos, como extintores de incêndio, canalização de gás, para-raios, alarmes contra fogo etc.
Para evitar curto-circuitos, que podem ser focos de incêndios, a fiação e as instalações elétricas devem ser vistoriadas a cada dois anos por uma equipe especializada.
É fundamental, também, elaborar um plano facilitado de evacuação do prédio — que deve ser exposto em locais visíveis a todos os usuários do edifício.
Manutenção da parte hidráulica
Abaixo, listamos algumas das atividades integrantes da manutenção predial relativas ao sistema hidráulico:
- lavagem dos reservatórios de água;
- limpeza de tubulações e filtros;
- checagem de bombas hidráulicas;
- localização e reparo de vazamentos e infiltrações;
- manutenção de sistemas de captação de água pluvial;
- verificação dos encanamentos e limpeza de ralos, sifões, caixas de gordura etc;
- eliminação de possíveis depósitos de água parada, para prevenir a proliferação de insetos.
Higienização de depósitos de resíduos
Os depósitos de lixos e resíduos em geral devem ser limpos e desinfectados, periodicamente, em nome da saúde e bem-estar das pessoas que circulam no ambiente.
Campanhas de conscientização e coleta seletiva de lixo podem ser sugeridas pelos administradores prediais. Da mesma forma, a dedetização periódica dos ambientes não pode ser negligenciada pelos planos de manutenção do edifício.
Limpeza e jardinagem
A limpeza das áreas públicas e a manutenção dos jardins do edifício precisam ser muito bem cuidadas, e não só pelos funcionários. A atenção deve ser constante também por parte de quem mora ou trabalha no local.
Para que as áreas comuns permaneçam em boas condições de higiene, o envolvimento de todos é necessário.
Além de evitar comportamentos inadequados, como lixo fora das lixeiras, as pessoas precisam se conscientizar, por exemplo, de que uma simples guimba de cigarro jogada pela janela pode atingir o depósito de gás ou um toldo, provocando um incêndio.
A manutenção dos jardins inclui podas periódicas, não só para preservar a estética, mas também para a prevenção de pragas e bichos nocivos, como escorpiões. Os restos de podas devem ser descartados com segurança, pois galhos e folhas secas acumuladas também trazem riscos de incêndio.
A R&N possui tanto o serviço de administração de condomínio quanto o serviço de síndico profissional. Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens em contratar os nossos serviços!